Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Receita de Coxinha: Passo a passo com imagens



 Ingredientes

Rendimento: 120 coxinhas pequenas, você pode fazer qualquer tamanho.

MASSA:

1 Quilo de Farinha de Trigo sem Fermento
2 Colheres (sopa) de Margarina com ou sem sal. Obs.: Eu usei Deline, nessa Receita.
4 Caldos de Frango
1 colher (chá) de corante <- OPCIONAL
1 Farinha de Rosca

RECHEIO:

1 Quilo de Peito de Frango
1 Tomate médio
1 Cebola média
1 Colher (chá) de corante
1 Colher (chá) de cominho
1 Dente de alho grande
1 Colher (sopa) de Óleo comum
Coentro a gosto
Sal ou caldo Knorr a gosto


MODO DE PREPARO

Massa:

1. Cozinhe o Peito de Frango na panela de pressão por 15 min, em 1 litro de água com 1 caldo Kinnor de Frango ou Sal a gosto, meia colher (chá) de cominho, meia colher (chá de corante), 1 colher (sopa) de Óleo de comida comum e meio tomate, meia cebola e o dente de alho batidos no liquidificador.

2. Após cozinhar o frango em 15 min, retire os pedaços e coloque em um prato para esfriar. Enquanto isso, coloque o caldo que sobrou do frango numa panela grande, onde você vai acrescentar 4 Caldos Kinnor de Galinha, as 2 colheres de margarina e o corante se preferir a massa mais amarelinha. Após o caldo Kinnor derreter, acrescente mais 1 litro de água. Espere ferver!




2. Quando esse caldo ferver, retire um pouco (cerca de 2 copos americanos e reserve em outra panela). O caldo que ficou na Panela Grande, e já estará fervendo, você vai acrescentar aos poucos a farinha de trigo. Não é necessário colocar todo o Quilo da Farinha, vejam que no meu pacote ainda sobrou um pouco que eu não usei.




3. Mexa bem, essa é a parte mais difícil pois massa de coxinha é pesada para mexer. Eu coloquei o meu irmão para essa tarefa braçal. kkkk Você já pode ir acrescentando aos poucos o equivalente á 2 copos de caldo que reservou e continue mexendo.



4. A massa estará pronta quando começar a desgrudar da panela. (eu costumo mexer uns 20 minutos, quanto ela está no fogo para que fique bem cozida). Uma outra dica é pegar num pedacinho da massa, se ela estiver grudenta está crua, se não gruda nas mãos tem grandes chances de já estar cozida.



5. Massa pronta, deixe-a esfriar enquanto preparamos o recheio.


Recheio:

1. O frango deve estar frio para começar á preparar o recheio.

2. Corte em pedacinhos a outra metade do tomate e da cebola que sobrou, junto com mais um pouco de coentro a gosto. Leva á panela com um pouco de óleo e sal a gosto para dourar. Não deixe queimar! Após dourar desligue o fogo.


3. Hora de desfiar o frango, eu gosto de fazê-lo no liquidificador. Divida o frango(não inteiro), cortado em porções pequenas e leve ao liquidificador. Na medida que for ficando ao seu gosto você tira e já coloca na panela do tempero que você dourou. Faça isso até terminar de triturar todo o frango.
OBS.: Cuidado para não virar papa de neném. Não bata todo o quilo de frango de vez, bata porções pequenas de cada vez.


4. Quando terminar de triturar o frango e já tiver colocado na panela dos temperos, leve ao fogo novamente mexa para misturar ao tempero. Prove, provavelmente estará sem sal, então vá acrescentando sal ou knorr á gosto. Você pode colocar uma pitada de cominho e corante também se preferir. Pode complementar também com pimenta calabresa ou uvas passas se preferir. Já misturei o frango com patê e ficou muito bom também. Mas não é obrigatório, use apenas se quiser.


5. O tempero está pronto, reserve e volte para a massa que já deve ter esfriado.

6. Envolva a massa no papel filme para não criar aquela capinha dura. Caso já esteja com essa capinha. machuque a massa nas mãos (passe um pouco de margarina na mão)  e após isso envolva no papel filme.


7. Agora é só montar a coxinha.


Montagem:

1. Passe um pouco de margarina nas mãos.
2. Abra a massa
3. Coloque o Recheio.
4. Feche e modele a coxinha
5. Passe na farinha de rosca e pronto, já pode ser frita. Muita gente passa primeiro na gema do ovo e depois na farinha de rosca; ou primeiro na água bem gelada e depois na farinha de rosca. Eu, particularmente só passo na farinha de rosca e elas ficam bem crocantes depois de fritas.





Para congelar, congele-as já modeladas e passadas na farinha de rosca. Já congelei até 1 mês e ficaram em perfeito estado quando usei.





Nenhum comentário:

Postar um comentário