sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Quais cuidados devo ter com um filhotinho de cachorro


Bom pessoal, tenho uma cachorrinha poodle e aprendi muitas coisas desde que fiz a adoção. vim compartilhar com vocês os cuidados que devemos ter para que os filhotinhos cresçam saudáveis.



Desamamentação 

Onde tudo começa, 45 dias depois do nascimento você deve começar a preparar o filhote para seu novo lar. Já ouvi muita gente dizer que é ideal molhar a ração antes de dar ao filhote já que seus dentes ainda não são tão firmes para a mastigação, caso você também já leu sobre isso eu te aviso NÃO leve esse mito para a teoria e te digo o porquê. Toda ração de cachorro deve ser crocante pois além de deixar os dentinhos mais amolados mostra a qualidade de conservamento, quando a ração é molhada fica exposta a fungos, o que leva a estragar muito rápido e causar diarréia no filhote ou adulto. Sendo que existem rações mais macias como a Pedigree Junior, que é ideal para filhotes e tem pedaços de carne. Na minha cidade custa em torno dos R$16 o pacote com 1 kilo. A desamamentação dura cerca de 20 dias.

Só que as vezes a cadela que deu cria passa por algum problema e não pode dar leite aos filhotes, levando a desamamentação ainda mais cedo, o que é um perigo. Se caso essa situação ocorrer com você, imediatamente você deve passar a dar papinha de bebê ao seu filhote, a Nestle fabrica papinhas de excelente qualidade, mas caso você não tenha condições de comprar, você pode fazer em casa com alimentos frescos como batata, arroz cozido sem sal, cenoura e beterraba. Bata todos os ingredientes no liquidificador e dê ao filhote cerca de 4 vezes por dia, e não esqueça de dar agua também 5 vezes diariamente. Cuidado, não precisa dar uma panela de papinha, basta uma pequena quantidade que ele fique de barriguinha cheia pois muita comida também causa danos a saude do cão. E só para deixar claro, em hipotese alguma dê leite ao seu cão se não quiser estragar o intestino dele.

Novo Lar-

O caozinho acaba de chegar no novo lar e é normal que ele chore a noite inteira pois sentirá falta da mãe, então dê muito amor e carinho, em cerca de uma semana ele estará acostumado ao novo lar e não irá chorar mais. É importante que você NUNCA bata no seu cachorro seja ele filhote ou adulto, pois se ele apanha será um animal agitado e agressivo!


Ração

Agora no novo lar você pode optar por continuar com a ração que ele comia na antiga casa ou substituir a ração por uma que se adeque ao seu bolso ou que contenha mais nutrientes, como eu citei acima eu dou Pedigree a minha filhotinha e não abro mão pois a Pedigree tem uma ótima qualidade e é completa em nutrientes, mas existem também outras opções de rações. Só para lembrar de 2 a 12 meses o filhote deve comer ração para FILHOTE, a partir dos 12 meses ele passa a ser adulto e já pode comer ração para ADULTO.

Vermifugo

 Chegou a hora de vermifugar o seu cão, você tem duas opções: Vermifuga-lo em casa ou Leva-lo num vermifugador. Caso você não saiba onde encontrar algum, faça uma pesquisa no Google e encontre alguns na sua região. No meu caso minha filhotinha acabou tendo uma crise muito nova, ela ainda não tinha nem 2 meses e foi assustador ver as vermes ainda vivas sendo expulsas, eu cheguei a pensar que ela não iria sobreviver pois crise de vermes mata! Não perdi tempo procurando vermifugador, assim que percebi a crise corri na casa de ração mais próxima a minha casa e comprei um vermifugo chamado VERMEX, dei 2 ml a ela e ela acabou vomitando, fiquei preocupada achando que o remedio nao faria efeito, ela dormiu e quando acordou estava novinha em folha. Estou resumindo mas contando detalhadamente foi muito pior. Enfim, dê o vermifugo ao seu cachorro de acordo com a dosagem indicada na bula e repita a segunda dosagem em 15 dias, pois a primeira dosagem elimina os vermes já criados e a segunda mata os ovulos que essas vermes colocaram dentro do bichinho antes de serem expulsas.
 A vermifugação deve ser feita de 6 em 6 meses e não pense que por seu animal ser criado dentro de casa sem contato com terra que ele está livre de ter vermes, pois as vermes podem ser adquiridas até mesmo no momento em que ele nasce, quando a bolsa se rompe e os ovinhos que estavam na mãe passa para o filhote.


Vacina

Deve ser feita depois do vermifugo e é importante que você não fique saindo com o filhote antes de dar a vacina pois ele será exposto a pegar gripe entre outras coisas que prejudicam a saude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário