segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Ciumes: Como controlá-lo?


Que pessoa, nunca se pegou morrendo de ciumes do(a) parceiro(a)? É muito comum, mais que isso eu diria que este é o mal do século. Mas a questão é, como saber se controlar se no momento em que estamos sentindo ciumes tendemos a ficar agressivos, seja verbal ou fisicamente...

A primeira coisa a fazer, é analisar se o seu ciume é saudável. Sim, existe o ciume saudável e o não-saudável! O ciume saudável é aquele que você sente um medo razoável de perder seu amor, ou até mesmo um amigo, um irmão, mas consegue se controlar ainda que por dentro sua vontade seja de "esganar" a outra pessoa. Já o ciume não saudável, é aquele que te leva à agredir os outros, a passar vergonha, e assim afastar cada vez mais a pessoa que está ao seu lado. 

Outra questão, é se o ciumes tem ou não fundamentos. Sabemos bem, que algumas pessoas sentem ciumes sem motivo algum, ela cria coisas na sua cabeça, que na realidade não existe. Isso é perigoso, pois já presenciei casos de pessoas que sentiam ciumes do parceiro com a própria mãe, ou demais familiares, o que é um absurdo imensurável.

A melhor coisa a fazer não só nesta situação, como em qualquer outra. É sentar e conversar civilizadamente feito dois adultos, jogar as armas no chão e saber expor o que está sentindo sem ofender, sabemos que as vezes é difícil, mas pode acreditar que esta será sempre a melhor alternativa. Brigar não vai adiantar, agredir muito menos, e se você chega a esse ponto, de se descontrolar e partir pro ataque, você vai desgastar seu relacionamento. 

Tá, e se já aconteceu? Peça desculpas, reconheça o seu erro. E não deixe se repetir, seu parceiro(a) vai saber te entender, desde que você realmente esteja disposto(a) a mudar, e mudar pra melhor. 

Outra coisa chata que acontece com pessoas muito ciumentas é o grude, de não querer se afastar do parceiro um minuto se quer. Entenda que, durante a semana, ele com certeza tem os afazeres dele, e você os seus, então não é justo você ficar ligando muitas vezes, nem fazendo cobranças para que ele largue tudo e vá até você. Espere até o final de semana, ai então vocês poderão se ver e matar a saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário