segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Questões Sobre Conotação e Denotação com Gabarito

01.  Coloque C para linguagem conotativa e D para linguagem denotativa.

a. (   ) Minha cabeça está explodindo.
b. (   ) Letícia quebrou a cara.
c. (   ) Hoje acordei muito feliz.
d. (   ) Fui pedida em namoro.
e. (   ) Maria tinha um coração frio.
f. (   ) Aquele prédio está pegando fogo!
g. (   ) Meu coração está apertado...
h. (   ) Meu coração é uma enorme casa.
i. (   ) Gosto de pessoas sinceras!
j. (   ) Meu computador, custou R$ 1.000,00.
l. (   ) Comprei um lindo vestido!


02. Das frases abaixo somente uma não está na linguagem Denotativa, marque-a:

a. (   ) Meu cabelo está sem brilho.
b. (   ) Depois do regime, fiquei um palito.
c. (   ) Comprei um caderno cor de rosa.
d. (   ) Preciso beber mais água.


3. Na conotação:

a. (   ) A palavra tem um amplo significado, criado pelo contexto.
b. (   )  Há uma linguagem com significado restrito.
c. (   ) A palavra está no seu sentido comum, encontrado no dicionário.
d. (   )  O emprego das palavras tem sentido próprio, comum, habitual e preciso.

_____________________________________________________
GABARITO

1.
a. C
b. C
c. D
d. D
e. C
f. D
g. C
h. C
i. D
j. D
l. D

2. B

3. A

Nenhum comentário:

Postar um comentário