terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Sétimo semestre do curso de Direito


Esse na verdade é aquele tipo de post solidário, onde vou explicar um pouco o motivo pelo qual eu escolhi cursar a faculdade de Direito e também, contar o que eu vislumbro hoje olhando lá pra trás, depois de 6 semestres concluídos. 

Sabe quando você desde criança, diz que quer ser médica, advogada, veterinária, etc? Foi assim comigo, no meu caso eu dizia que seria médica, mas não por vocação ou por morrer de amores pela profissão, simplesmente dizia isso por que achava bonito você cuidar de outras pessoas, saber que pode ajudar a salvar vidas e também porque já sabia que teria uma boa remuneração salarial [kkkkk].


Crescendo mais um pouco, eu pude perceber o verdadeiro sentido da palavra vocação e foi meio que se desenrolando o meu amor pelo direito, a química foi acontecendo de maneira natural. Até o dia em que eu resolvi estudar um pouco sobre leis, isso sim sempre me apaixonou, sempre me fascinou melhor dizendo. Decidi então que faria faculdade de Direito!

Os anos foram passando até que eu terminei o ensino médio, mais precisamente em Dezembro de 2014 e em Janeiro de 2015 estava lá na faculdade fazendo a minha matrícula. Mas como nem tudo são flores, eu prestei o vestibular para Direito, fui aprovada, porém, minha mãe disse que não teria condições de pagar as mensalidades, inclusive acho que já mencionei isso num outro post aqui no blog. Como eu sabia que poderia demorar anos até conseguir uma vaga na faculdade pública, resolvi escolher outro curso para começar o quanto antes na particular. Pois bem, entrei em Engenharia Civil, curso lindo, profissão belíssima, mas que não era a minha.

Gente, eu comecei a ter ALUCINAÇÕES, juro!!!  Minha mãe vendo todo o meu sofrimento, transferiu a minha matrícula para o curso de Direito. Aí sim o céu se coloriu para mim rsrs

Tá, Alice! Mas por que você escolheu Direito? Porque eu gosto, eu me identifico com a área jurídica,  é mais que um teste indicativo de vocação, é mais que status, é mais que o orgulho da família em formar uma futura jurista. É amor pela área. Entendem?


Meu primeiro semestre:

Achava que no primeiro dia de aula, ou sendo mais pessimista, no primeiro semestre inteiro, eu me sentiria fora d'água, mas foi exatamente o contrário, eu assisti a cada aula como se fosse última e única, o que de fato eram. Eu amava tudo que dizia respeito às teorias do mundo jurídico e adorava os conceitos e as inúmeras correntes doutrinárias. 


Hoje, eu olho lá pra trás e vejo o quão rápido percorri esse doloroso caminho e ao contrário do que podem pensar, não fico feliz com a rapidez que os semestres estão passando. Claro, me sinto realizada sim por ter chegado no sétimo semestre, mas vejo que  essa rapidez que o tempo passa tem seus contras e não apenas prós. 

A minha primeira experiência fascinante na faculdade foi assistir a um Tribunal do Juri, que lugar maravilhoso para aprendizagem a quem está se formando em Direito. É uma experiência que sem dúvida, soma muito a bagagem de qualquer cidadão. 

Bom, é isso galera. Se tiverem alguma dúvida posta aí nos comentários que respondo, e também conta um pouco da sua experiência. 


6 comentários:

  1. Olá! Estou no penúltimo semestre do curso de Direito, e me identifico muito com o que escreveu aqui, eu acho um curso fabuloso, um curso que deveria ser lavado para as escolas do Brasil (as matérias básicas como Teoria da Constituição, por exemplo) olhando tudo que passei nesses últimos 4 anos, é um misto de alegria, loucura, superação.
    Sucesso pra você nessa caminhada ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que esse foi meu primeiro pensamento, quando entrei na faculdade. Por que nas escolas não ministram matérias sobre Constitucional? Seria muito bom, porém, por questões políticas, acho difícil que um dia isso aconteça. Sucesso pra vc tbm!

      Excluir
  2. Olá! fico feliz que você está cursando algo que você goste, isso acaba te dando mais vontade de aprender coisas novas. A área jurídica é bem interessante mas eu nunca tive vontade de cursar direito, mas tenho muitos amigos que cursam e amam, enfim essas coisas tem que ter vocação mesmo. Beijos linda e sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, vocação é a essência da coisa. Digo isso, porque cursei um semestre de um outro curso e não me identifiquei. Beijooo!

      Excluir
  3. É tão bom trabalhar/estudar naquilo que gostamos né?!Pra nós,o verdadeiro sentido da vida está no servir/ajudar as pessoas.Amamos aquelas profissões que envolva pessoas e,principalmente,aquelas em que a gente pode ajudar o proximo.Desejamos todo sucesso pra você <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Amo ajudar o próximo e acho que em parte, escolhi Direito por isso. Beijo!

      Excluir